Da radiofonia ao podcast

A Rede Wayuri de Comunicadores Indígenas do Rio Negro é um coletivo de mídia popular formado por aproximadamente 30 comunicadores das etnias Baré, Baniwa, Desana, Tariana, Tuyuka, Piratapuia, Tukano, Wanano, Hup’dah, Yanomami e Yeba Masã. 

Wayuri quer dizer em nheengatu, uma das quatro línguas indígenas que falamos em nossa região, trabalho coletivo ou mutirão. Esse é o espírito que nos une e fortalece: pensar e agir coletivamente! Seja no carro de som, nos áudios de zap ou pela radiofonia, o importante é manter nossos 23 povos indígenas bem informados e sem fake news! 

Criada em 2017, produz notícias semanais para distribuir para as 750 comunidades indígenas das terras demarcadas do Baixo ao Alto Rio Negro, nos municípios de Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas.

Negro e São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas.

Nosso objetivo é produzir notícias para distribuir para os parentes, levando informação importante para o bem viver em nossas comunidades. Falamos de política, economia, cultura, educação, saúde, juventude, mulheres, direitos e todo tipo de pauta que faça diferença para nossa vida aqui no rio Negro.

A Rede Wayuri está vinculada à Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), fundada em 1987 para defender os direitos territoriais e culturais dos 23 povos do rio Negro. Temos também a assessoria e parceria do Programa Rio Negro do Instituto Socioambiental (ISA). Desde a nossa criação em 2017, contamos com apoio financeiro da Fundação Rainforest, da Noruega, do Fundo Talmapais, do cantor Bera e da União Europeia.

 

© FOIRN 2022 | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS